ENGENHARIA MECÂNICA INTEGRADA NA PROPOSIÇÃO DE UM MISTURADOR DE RAÇÃO PARA GADO
Resumo
A cada semestre o aluno exige do professor uma mudança de postura e adequação das aulas e atividades didáticas a um padrão de ensino aprendizagem diferenciado. A técnica de aprendizado por meio do desenvolvimento de problemas, ou projetos (PBL), tem cada vez mais, ganhado espaço nas escolas e universidades. É nesse espírito que o presente trabalho propôs o emprego da prática de PBL na simulação de criação de uma empresa por parte dos alunos do último ano de graduação em Engenharia Mecânica na Universidade Paulista (UNIP), na disciplina de Engenharia Mecânica Integrada, com o intuito de desenvolverem um equipamento agrícola de grande porte. Como resultado, os alunos apresentaram um volume imenso de atividades desenvolvidas (112) e entregues via plataforma do Google Classroom, além de terem desenvolvido habilidades técnicas em ferramentas até então desconhecidas, e habilidades sociocomportamentais, necessárias durante o convívio no ambiente empresarial. Apesar do cenário conturbado, oferecido pela pandemia de COVID-19, a prática do PBL foi aprovada pelos discentes e avaliada como técnica potencial de ser ampliada em outras disciplinas oferecidas no curso. Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos, Interdisciplinar, Integrada, Sociocomportamental.