ENSINO À DISTÂNCIA E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • Sidinei de Andrade
  • Alex Paubel Junger

Resumo

Este artigo trata do Ensino à Distância e dos desafios da inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação como estratégia pedagógica em meio às dificuldades impostas pelo distanciamento social atual. Foi feita uma pesquisa bibliográfica com o posicionamento dos autores sobre o EAD e a resposta dos órgãos oficiais à demanda por educação quando os estudantes não podem frequentar a escola tradicional. Este breve estudo permitiu a observação de que, embora as Instituições de Ensino promovam um grande investimento em novas tecnologias e ferramentas, não apresentam o seu correspondente em preparação, treinamento e capacitação do corpo docente. Observouse também que há uma grande parcela da população escolar que não tem acesso às aulas por razoes socioeconômicas que os impede de ter uma conexão à internet para continuar os estudos. Também se pode afirmar que o EAD nos moldes síncrono e assíncrono é uma forma de acesso à educação em constante crescimento, apesar dos obstáculos enfrentados pelos alunos. Palavras-chave: EAD, TIC, síncrono, assíncrono, Internet.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ANDRADE, Sidinei de; JUNGER, Alex Paubel. ENSINO À DISTÂNCIA E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1616>. Acesso em: 14 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC