ENSINO CONTEXTUALIZADO E TDIC’S NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM GEOGRAFIA

  • JOINES GUSTAVO RUIZ GARCIA
  • Jerusa Vilhena de Moraes

Resumo

O presente trabalho é parte da pesquisa de mestrado em desenvolvimento no programa de pós-graduação em educação da UNIFESP, junto ao grupo de pesquisa “Alfabetização científica e as metodologias ativas de ensino: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem”. Nosso objetivo é investigar em que medida o ensino contextualizado pode ser realizado para promoção da Alfabetização Científica em Geografia e o papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nesse processo, valendose do Ensino Híbrido na modalidade Laboratório Rotacional (BACICH, 2015), utilizando-se de uma Rede Social Educacional e plataformas API de produção de mapas. Realizamos pesquisas em nível nacional e internacional em plataformas como CAPES e ERIC, além de revisão em Documentos Oficiais que regem a educação brasileira, a fim de categorizar os conceitos de contextualização do ensino para as Ciências Humanas e para a Geografia. No intuito de encontrar indícios de aprendizagem na perspectiva apontada, adotaremos a metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), nos valendo de aplicação de uma sequência didática (ZABALA, 1998) e questionário pós-teste, em uma escola do município de Santo André na modalidade Ensino de Jovens e Adultos. Palavras-chave: Contextualização, Alfabetização Científica, Geografia, TDIC.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GARCIA, JOINES GUSTAVO RUIZ; MORAES, Jerusa Vilhena de. ENSINO CONTEXTUALIZADO E TDIC’S NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM GEOGRAFIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1617>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC