ENSINO DA LEITURA E EDUCAÇÃO CONECTADA: FORMAÇÃO E PRÁTICAS DO LEITOR UBÍQUO
Resumo
O artigo dialoga sobre uma temática que vem ganhando relevo entre o meio científico e a comunidade escolar nas últimas décadas; o ensino da leitura e, por consequência, a formação de leitores direcionada aos alunos hiperconectados. Desse modo, objetivamos cartografar e analisar alguns comportamentos leitores assumidos por alunos nos ambientes virtuais, evidenciando a necessidade dos centros de ensino se apropriarem desses multimeios para favorecer a formação dos leitores das telas. As informações apresentadas nesse trabalho foram construídas por intermédio de Grupo de Discussão (GD), realizado com 42 colaboradores [alunos do 3ª Ano do Ensino Médio] e ancorado teórico-metodologicamente nos estudos de Chartier (2002), Lévy (2011) Santaella (2014), Werller (2013) dentre outros. Com a conclusão desse estudo constatamos que os alunos estão consumindo novos gêneros discursivos, ficções digitais, se agrupando para debater e recomendar leituras, assim como a urgência das escolas se adaptarem aos novos contextos e modos de ler. Palavras-chave: Leitor ubíquo. Ensino da Leitura. Leituras online