ENSINO DA MATEMÁTICA E A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS

  • PRISCILA REZENDE MOREIRA
  • EVANDRO ALEXANDRE DA SILVA COSTA

Resumo

Este artigo apresenta a discussão de uma pesquisa sobre o uso das mídias digitais realizada com professores de matemática do Ensino Médio da rede estadual de Minas Gerais. A pesquisa de campo deste estudo foi organizada por meio de uma realização de entrevistas sobre o uso das mídias digitais no ensino da matemática e de observações de algumas aulas com o uso dessas tecnologias. Neste estudo definimos como Mídias Digitais os meios pelos quais as tecnologias digitais são transmitidas aos sujeitos, inclusive de maneira educativa e formativa. Apresentamos aspectos legais que tratam sobre a importância da tecnologia digital na educação básica, incluindo o ensino médio, bem como autores que discutem sobre o uso das tecnologias no processo de ensinoaprendizagem. Como resultados deste artigo, constatamos que as mídias digitais corroboram com a prática pedagógica dos professores, tanto nos conceitos teóricos dos conteúdos matemáticos quanto para uma aula mais dinâmica e inovadora. Palavras-chave: Mídias Digitais. Ensino de Matemática. Ensino Médio

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MOREIRA, PRISCILA REZENDE; COSTA, EVANDRO ALEXANDRE DA SILVA. ENSINO DA MATEMÁTICA E A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1619>. Acesso em: 18 fev. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC