PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PROTAGONISMO DOCENTE PARA UMA MELHOR PERFORMANCE DE SEUS DISCENTES

  • Glaucia Peçanha Alves

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo principal investigar a percepção discente quanto a três diferentes abordagens no uso da plataforma Google Classroom neste tempo de pandemia. Para tanto, realizamos uma pesquisa com alguns alunos de uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Duque de Caxias – RJ. Investigamos a percepção dos discentes quando os conteúdos foram postados pelo professor somente em forma de textos escritos; quando os conteúdos foram passados em forma de vídeo do YouTube, por exemplo; e quando o professor ministrou sua aula, ao vivo, através de uma videoconferência utilizando o Google Meet ou o Zoom, podendo, assim, interagir com os alunos em tempo real. Concluímos que a atuação ativa do professor é imprescindível para uma melhor performance de seus discentes quanto ao uso da plataforma Google Classroom, pois, apesar de ser uma plataforma que aproxima e facilita a interação entre alunos e entre alunos e professores, é o docente que realiza a seleção dos conteúdos para pôr na plataforma; é ele que orienta, medeia e ajuda o aluno a construir sua própria capacidade para enriquecer seus conhecimentos. As análises estão ancoradas nos estudos críticos de autores como Moran (2010; 2012), Giroux (1997), Martins (2007), entre outros.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ALVES, Glaucia Peçanha. PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PROTAGONISMO DOCENTE PARA UMA MELHOR PERFORMANCE DE SEUS DISCENTES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1622>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC