ENSINO DE MATEMÁTICA: PRESENCIAL X VIRTUAL UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DAS TICS NO ENSINO BÁSICO
Resumo
Este artigo tem a finalidade de apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com 32 professores das Redes Estadual e Privada da Educação Básica de Ensino das cidades do noroeste do Paraná. Com objetivo de investigar a visão do professor sobre o Ensino da Matemática presencial X virtual que propiciou o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC. A pesquisa teve por base um questionário com 20 perguntas que tratavam de assuntos pertinentes a uma aula de matemática com foco no uso ou não de recursos tecnológicos. Também foi indagado aos sujeitos participantes como estava sendo ministrar aulas de matemática virtualmente e como veem essa nova modalidade para o ensino de matemática. As questões foram apresentadas no Google Forms. A metodologia de pesquisa adotada foi exploratória (Gil, 2008) utilizando o questionário como técnica para investigar o ensino da matemática perante esse novo cenário que agora se faz necessário o uso das TIC. Buscamos na literatura um breve contexto sobre a utilização das TIC e nos pautamos principalmente no que traz a BNCC. Após nossas análises verificamos que o ensino presencial foi o mais referenciado pelos sujeitos e que, para utilização das TIC, não basta a boa vontade do professor em utilizá-la, mas sim se ter um ambiente que propicie sua interação com os alunos, e principalmente cursos de capacitação para que os professores possam realmente relacioná-las com a matemática adequadamente. Palavras-chave: Tecnologia da Comunicação e Informação - TIC. Ensino de Matemática. Aula presencial X Aula Virtual.