ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO O WHATSAPP: CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR COMO MÉTODO EDUCACIONAL NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

  • Franciely Lorenzon Carvalho
  • Gisele Ávila de Souza
  • Márcia Gonçalves de Oliveira
  • Vanessa Battestin
  • Vilma Reis Terra

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido na Educação Básica, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Família Agrícola, no município de Alfredo Chaves, que utiliza a Pedagogia da Alternância como modalidade de ensino para a Educação do Campo. O objetivo do trabalho foi desenvolver uma proposta que contemplasse conteúdos estudados em sala de aula e sua aplicabilidade, propondo melhorias à comunidade escolar. A proposta didática envolveu a construção de um biodigestor para o aproveitamento dos resíduos das residências dos educandos para a produção de energia, por meio do biogás e a fabricação de um biofertilizante. A metodologia ativa baseada em projetos possibilitou aos educadores trabalharem a sala de aula invertida, utilizando o WhatsApp como tecnologia de compartilhamento de dados e comunicação. O trabalho realizado possibilitou aos estudantes ultrapassar os limites que vão além dos conteúdos curriculares, uma vez os mesmos, foram protagonistas na construção de saberes integrados à diversas disciplinas. Palavras-chave: Biodigestor, Ensino-aprendizagem, Educação do Campo, Ensino remoto, tecnologias digitais.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CARVALHO, Franciely Lorenzon et al. ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO O WHATSAPP: CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR COMO MÉTODO EDUCACIONAL NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1628>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC