POLÍTICAS CURRICULARES: BRINQUEDOTECA VIRTUAL O TRABALHO COM COMPETÊNCIAS A PARTIR DAS AÇÕES ONLINE

  • KATIUCIA E SILVA
  • Carmen Lúcia T. Mendonça Conti
  • Lucimary Bernabé P. de Andrade

Resumo

O presente trabalho visa compartilhar as ações da pesquisa inicial do projeto da Brinquedoteca Virtual, como recurso para o ensino por competências, por meio de ações no ambiente virtual de aprendizagem, em um curso de Pedagogia na modalidade a distância de uma Instituição de Ensino Superior da rede privada. Atualmente, as instituições educacionais, seguindo a proposta da Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica (2018), e autores como Perrenoud (2010) e Negri (2016), visam o desenvolvimento de  competências em seus estudantes. No contexto pedagógico, a competência  pode ser definida como o domínio de conhecimentos e saberes, mobilizados para resolver determinadas situações, fatos ou problemas. Desta forma, foi planejado uma oficina pedagógica, com o objetivo de proporcionar aos estudantes do curso de Pedagogia (EAD) um ambiente favorável para conhecimento e mobilização desses saberes, o procedimento metodológico envolveu quatro encontros síncronos, com realizações de atividades interativas, participativas, colaborativas, por meio do uso do ambiente virtual de aprendizagem e aplicativos como Forms, Slido.com e Socrative. O resultado da oficina, deverá conduzir a Brinquedoteca Virtual, para um futuro projeto de extensão e pesquisa, para o ensino de competências, por meio de ações educativas online.  

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, KATIUCIA E; CONTI, Carmen Lúcia T. Mendonça; ANDRADE, Lucimary Bernabé P. de. POLÍTICAS CURRICULARES: BRINQUEDOTECA VIRTUAL O TRABALHO COM COMPETÊNCIAS A PARTIR DAS AÇÕES ONLINE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1629>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC