POSSIBILIDADES DE USO DO SCRATCH NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Resumo
O Pensamento Computacional tem sido relatado na literatura como um importante elemento para a alteração da visão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente escolar, indicando um caminho para utilizar essas tecnologias, que vá além da criação de textos, utilização de planilhas eletrônicas e criação de apresentações. Neste artigo, abordouse uma intervenção pedagógica em uma sala de aula, com 34 estudantes do primeiro ano de um curso técnico integrado ao ensino médio, em uma escola pública, com o objetivo de verificar o desenvolvimento de habilidades no pensamento computacional, por meio de atividades problematizadas. Para tanto, utilizou-se o Scratch, um software que usa blocos de encaixe para desenvolver programas sintaticamente corretos. Observou-se, assim, que nos projetos desenvolvidos, houve uma crescente melhora na aprendizagem dos conceitos computacionais, relacionados ao pensamento computacional e, na utilização de estruturas mais complexas de programação. Buscou-se, ainda, identificar as habilidades de autonomia e criatividade na intervenção pedagógica proposta, sendo essas duas, consideradas satisfatórias. Identificou-se um potencial interdisciplinar tanto no que se refere à problematização inicial, para a execução dos projetos, quanto no desenvolvimento de atividades que relacionam os conteúdos das disciplinas no curso técnico.