O ENSINO ON-LINE DE CARTOGRAFIA TEMÁTICA COM UMA ESTRATÉGIA BASEADA NA AUTONOMIA DO ALUNO: EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
Resumo
A presente pesquisa aborda uma estratégia de ensino autônoma utilizada para o ensino remoto emergencial (ERE) da disciplina Cartografia Temática, no âmbito da Graduação em Geografia. Considerando que se trata de uma disciplina que aborda conceitos matemáticos, o ensino da Cartografia, em uma realidade de ERE, exige do professor maior dedicação na definição de novas estratégias. Assim, este trabalho apresenta uma estratégia utilizada no ensino remoto de Cartografia Temática, abordando um método realizado a partir do envio de atividades pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Moodle. Foram aplicadas 4 atividades em que se pretende mostrar as relações estabelecidas entre os dados, as variáveis visuais e os modos de implantação. Os alunos relataram dificuldades nos procedimentos matemáticos apresentados utilizando dados quantitativos e qualitativos ordinais, o que já era esperado, pois também ocorre no ensino presencial. Observou-se que a organização dos exemplos influencia no entendimento do conteúdo pelos alunos, pois as atividades que continham exercícios baseados nos procedimentos explicados nos exemplos obtiveram maior aceitação pelos alunos. Concluise que por não ter um apoio presencial para dúvidas, é importante que as explicações contidas no material sejam amplas e diretas.