O PLANEJAMENTO DO ENSINO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Resumo
Nesse trabalho investigamos como ocorreu o planejamento do ensino de uma licenciatura a distância, focado na produção do material didático. Realizamos uma pesquisa qualitativa, analisando o processo de orientação e produção de materiais didáticos ouvindo técnicos que ofereceram apoio aos docentes para produção desses materiais; bem como professores que atuaram no curso, além de analisarmos alguns dos materiais didáticos produzidos por eles. Nossa análise apontou que: a maioria dos docentes não possuía formação prévia para trabalhar com EaD, e não conheciam materiais didáticos possíveis de serem produzidos e nem de como produzi-los; o apoio pedagógico oferecido pela CEAD a eles não era suficiente para esclarecer as dúvidas sobre planejamento e materiais para a disciplina, ainda que no momento de produção dos materiais, ocorre-se de forma eficiente e satisfatória; e o planejamento, tanto das disciplinas quanto do curso em si, não aconteceu com a antecedência necessária. Assim, acreditamos que, para haja um avanço no curso, é necessário que o planejamento aconteça previamente e com maior dedicação por parte do professor, visando o aperfeiçoamento do trabalho na modalidade; que haja mais investimento da universidade na formação docente e apoio pedagógico eficiente. Por fim, acreditamos que esse estudo poderá oferecer subsídios a gestores e docentes dessa licenciatura, para a avaliação e o aprimoramento dessa proposta de formação de professores de matemática.