O PLANEJAMENTO DO ENSINO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO

  • Layla Júlia Gomes Mattos
  • Samira Bahia e Castro
  • Silvana Claudia dos Santos

Resumo

Nesse trabalho investigamos como ocorreu o planejamento do ensino de uma licenciatura a distância, focado na produção do material didático. Realizamos uma pesquisa qualitativa, analisando o processo de orientação e produção de materiais didáticos ouvindo técnicos que ofereceram apoio aos docentes para produção desses materiais; bem como professores que atuaram no curso, além de analisarmos alguns dos materiais didáticos produzidos por eles. Nossa análise apontou que: a maioria dos docentes não possuía formação prévia para trabalhar com EaD, e não conheciam materiais didáticos possíveis de serem produzidos e nem de como produzi-los; o apoio pedagógico oferecido pela CEAD a eles não era suficiente para esclarecer as dúvidas sobre planejamento e materiais para a disciplina, ainda que no momento de produção dos materiais, ocorre-se de forma eficiente e satisfatória; e o planejamento, tanto das disciplinas quanto do curso em si, não aconteceu com a antecedência necessária. Assim, acreditamos que, para haja um avanço no curso, é necessário que o planejamento aconteça previamente e com maior dedicação por parte do professor, visando o aperfeiçoamento do trabalho na modalidade; que haja mais investimento da universidade na formação docente e apoio pedagógico eficiente. Por fim, acreditamos que esse estudo poderá oferecer subsídios a gestores e docentes dessa licenciatura, para a avaliação e o aprimoramento dessa proposta de formação de professores de matemática.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
JÚLIA GOMES MATTOS, Layla; BAHIA E CASTRO, Samira; CLAUDIA DOS SANTOS, Silvana. O PLANEJAMENTO DO ENSINO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1635>. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição