REPRESENTAÇÕES SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
Este artigo aborda a questão da identidade profissional docente contextualizando-a e problematizando-a no âmbito da educação a distância. Para tanto são trazidos aportes teóricos respaldados na legislação vigente e nas pesquisas desenvolvidas por Lapa e Pretto (2010), Silva (2012) e nos constructos propostos por Dubar (1997), Pimenta (1997) e Arroyo (2008). Metodologicamente a pesquisa situa-se numa abordagem qualitativa (MINAYO, 2010), estruturada sob os princípios da Teoria das Representações Sociais, na sua abordagem societal (DOISE, 2001). Os resultados preliminares indicam que, de forma geral, os profissionais participantes da pesquisa concordam que o exercício da docência na EaD deve ocorrer com base em princípios de compartilhamento e colaboração envolvendo todos os que atuam diretamente no processo formativo dos estudantes, seja na condição de professores formadores e/ou de professores tutores. Contudo, a análise sobre elementos da prática docente, indicam que há status diferentes de participação dos profissionais, que levam a questionamentos sobre a identidade profissional atribuída e as representações ancoradas sobre as mesmas.