REPRESENTAÇÕES SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • ELAINE DOS REIS SOEIRA

Resumo

Este artigo aborda a questão da identidade profissional docente contextualizando-a e problematizando-a no âmbito da educação a distância. Para tanto são trazidos aportes teóricos respaldados na legislação vigente e nas pesquisas desenvolvidas por Lapa e Pretto (2010), Silva (2012) e nos constructos propostos por Dubar (1997), Pimenta (1997) e Arroyo (2008). Metodologicamente a pesquisa situa-se numa abordagem qualitativa (MINAYO, 2010), estruturada sob os princípios da Teoria das Representações Sociais, na sua abordagem societal (DOISE, 2001). Os resultados preliminares indicam que, de forma geral, os profissionais participantes da pesquisa concordam que o exercício da docência na EaD deve ocorrer com base em princípios de compartilhamento e colaboração envolvendo todos os que atuam diretamente no processo formativo dos estudantes, seja na condição de professores formadores e/ou de professores tutores. Contudo, a análise sobre elementos da prática docente, indicam que há status diferentes de participação dos profissionais, que levam a questionamentos sobre a identidade profissional atribuída e as representações ancoradas sobre as mesmas.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SOEIRA, ELAINE DOS REIS. REPRESENTAÇÕES SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1636>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC