ESTUDO DE VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE LEARNING ANALYTICS NO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

  • Juliane Colling
  • Shayane Barros
  • Sibele Mueller

Resumo




Este artigo consiste num estudo de viabilidade com base em uma pesquisa descritiva básica e qualitativa, acerca da implantação de ferramentas de learning analytics em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do oeste de Santa Catarina. Como percurso metodológico, além da realização de pesquisa bibliográfica, realizou-se a coleta de dados por meio de questionário online com o objetivo de identificar a percepção e experiência dos docentes da IES sobre o uso de ferramentas tecnológicas e aprendizagem adaptativa. O referencial teórico aborda a crescente utilização de recursos tecnológicos em ambiente educacional, abordando o contexto de Knowledge Discovery in Database (KDD) para extração, seleção, processamento, transformação e interpretação dos dados analisados ao longo do processo de learning analytics. Com base nos dados obtidos, a utilização de learning analytics se mostra viável quando agregadas ao ambiente virtual de aprendizagem, tendo em vista que a IES já possui boa estrutura tecnológica e os docentes já possuem proximidade quanto ao uso de tecnologias.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
COLLING, Juliane; BARROS, Shayane; MUELLER, Sibele. ESTUDO DE VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE LEARNING ANALYTICS NO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1637>. Acesso em: 20 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC