ESTUDO DE VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE LEARNING ANALYTICS NO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
Este artigo consiste num estudo de viabilidade com base em uma pesquisa descritiva básica e qualitativa, acerca da implantação de ferramentas de learning analytics em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do oeste de Santa Catarina. Como percurso metodológico, além da realização de pesquisa bibliográfica, realizou-se a coleta de dados por meio de questionário online com o objetivo de identificar a percepção e experiência dos docentes da IES sobre o uso de ferramentas tecnológicas e aprendizagem adaptativa. O referencial teórico aborda a crescente utilização de recursos tecnológicos em ambiente educacional, abordando o contexto de Knowledge Discovery in Database (KDD) para extração, seleção, processamento, transformação e interpretação dos dados analisados ao longo do processo de learning analytics. Com base nos dados obtidos, a utilização de learning analytics se mostra viável quando agregadas ao ambiente virtual de aprendizagem, tendo em vista que a IES já possui boa estrutura tecnológica e os docentes já possuem proximidade quanto ao uso de tecnologias.