RELEVÂNCIA DA SUB-ÁREA VIROLOGIA NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE ENSINO SEMIPRESENCIAL

  • Tallyrand Moreira Jorcelino

Resumo

Uma educação de qualidade promovida pelas instituições públicas de ensino superior contribui para formação de profissionais em Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I). Este artigo objetiva instigar reflexão sobre a relevância da sub-área virologia na grade curricular do curso de graduação em Ciências Biológicas modalidade ensino semipresencial ofertado pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB). Trata-se de pesquisa exploratória com levantamento de dados que subsidiam a narrativa pessoal, por meio de escrita em estilo autobiográfico, dialogada com autores de dissertação e tese, e legislações. Em 2010 a Justiça Federal autorizou o registro profissional dos portadores de diploma do curso de Ciências Biológicas, egressos de instituições de ensino superior públicas e privadas que inovam na educação a distância (EaD). No ano 2013 houve a aprovação inédita do projeto pedagógico do curso (PPC) de Ciências Biológicas semipresencial pela alta instância da UnB, o que equipara na atualidade os direitos acadêmicos dos discentes e egressos. Com o advento da pandemia Coronavirus Disease 2019 (Covid-19), reforça a relevância do perfil dos egressos desejado ao mercado de trabalho em cursos de graduação cujas normativas são ditadas pelo Ministério da Educação (MEC), gerenciador de dotação orçamentária em prol dos cidadãos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
JORCELINO, Tallyrand Moreira. RELEVÂNCIA DA SUB-ÁREA VIROLOGIA NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE ENSINO SEMIPRESENCIAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1639>. Acesso em: 27 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC