O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA TREINAMENTO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE NO MANEJO HOSPITALAR DA CRIANÇA EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO
Resumo
A Educação a Distância (EAD) é um processo dinâmico de ensino e aprendizagem, formado por uma interface que envolve tecnologias de informação e comunicação e que na área da saúde representa uma nova perspectiva e uma tendência. Considerando que durante a hospitalização a criança é submetida a procedimentos que causam dor, sofrimento físico e psicológico, além do sofrimento consequente do próprio adoecimento, que aumenta a ansiedade e medo presentes nesse contexto. Um recurso sem ser por uso de medicamentos para controle da dor que vem ganhando espaço na literatura é a Realidade Virtual (RV), método que permite a distração de seus sentidos reais. Diante disso, este projeto se propõe a confeccionar material lúdico em RV, para treinamento dos profissionais da saúde no manejo da dor desse público. Objetivo: O objetivo geral foi a criação de um aplicativo em realidade virtual como ferramenta para o treinamento realístico de profissionais da saúde no que se refere ao manejo da dor em crianças com câncer. Metodologia: capacitação sobre modelagem 3d no software da Autodesk 3DS MAX 2017® e sobre a criação de jogos no Unreal Engine 4.15®; desenvolvimento dos modelos 3d; criação do roteiro do jogo com fundamentação teórica; desenvolvimento do jogo. Resultado: Um jogo em RV que proporciona a inserção do aluno de EAD a vivência e treinamento durante o contato com a internação do paciente oncológico pediátrico. Conclusão: a criação mídias em RV e a possibilidade de torná-las acessíveis para o uso em EAD de áreas da saúde pode contribuir significativamente para o aprendizado e vivência dos profissionais no contexto das hospitalizações de crianças em tratamento oncológico, além de impulsionar a popularização do uso de tal tecnologia.