POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA CRIPTOGRAFIA E MATRIZES

  • BÁRBARA ELISA KRANZ
  • Clarissa de Assis Olgin

Resumo

A criptografia torna-se indispensável com o avanço das tecnologias digitais, visto que garante a privacidade e seguridade das informações transmitidas entre indivíduos sejam por meio de e-mail, redes sociais, compras via internet, transações bancárias, entre outras ações. Os documentos curriculares brasileiros ressaltam a importância de trazer os conteúdos matemáticos de forma contextualizada, uma vez que viabilizam uma formação integral dos estudantes como cidadãos atuantes na sociedade. O objetivo desse artigo é discutir o tema criptografia e o conteúdo de matrizes através da utilização de planilhas eletrônicas para o desenvolvimento de atividades contextualizadas, no Currículo de Matemática. Para subsidiar a pesquisa com o tema criptografia e o conteúdo de matrizes apoiou-se no trabalho de Olgin (2015) e em documentos oficiais brasileiros. A metodologia desse trabalho foi à pesquisa qualitativa que por meio de uma análise descritiva buscou-se compreender e descrever os dados dando significado ao objeto de estudo. Como resultado, apresentam-se atividades didáticas envolvendo o conteúdo de matrizes aliado ao tema criptografia, com o uso de planilhas eletrônicas. 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
KRANZ, BÁRBARA ELISA; OLGIN, Clarissa de Assis. POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA CRIPTOGRAFIA E MATRIZES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1644>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC