ENSINO DE PORTUGUÊS A DISTÂNCIA PARA MÉDICOS CUBANOS RESIDENTES NO BRASIL PELO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

  • Suiane Bezerra da Silva

Resumo




O presente projeto tem como pano de fundo o ensino de Português para médicos cubanos residentes no Brasil pelo Programa Mais Médicos. O programa foi instituído pela Lei n° 12.871, de 22 de outubro de 2013, e tem por finalidade “formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde (SUS)”. O objetivo geral do projeto é usar o ensino a distância para ensinar português e desenvolver a competência comunicativa desse médico estrangeiro. Já como objetivos específicos, o projeto pretende: a) identificar as maiores necessidades linguísticas do médico cubano no contexto de uma unidade básica de saúde; b) promover o aprendizado linguístico contextualizado à realidade; c) despertar a autonomia do aprendiz de português; d) proporcionar o aprendizado da língua por meio do ensino a distância; e) contribuir para aperfeiçoar a comunicação entre médico-paciente usuário do SUS. O arcabouço teórico deste trabalho são as características trazidas pelo pós método e a contribuição do Ensino de Línguas para Fins Específicos, ELFE. Com a metodologia de caráter qualitativo, etnográfico e interpretativista, o trabalho buscará participar in loco do grupo social ao qual se deseja estudar. Espera-se, com este trabalho, ajudar no aprimoramento do aprendizado de Português, minimizar os problemas de comunicação existentes entre médico e paciente, além de contribuir para a criação de políticas públicas linguísticas no âmbito de cooperações internacionais.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Suiane Bezerra da. ENSINO DE PORTUGUÊS A DISTÂNCIA PARA MÉDICOS CUBANOS RESIDENTES NO BRASIL PELO PROGRAMA MAIS MÉDICOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1645>. Acesso em: 18 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC