ENSAIO TEÓRICO-METODOLÓGICO SOBRE A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA E A TEORIA INSTITUCIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A ANÁLISE DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Braian Veloso
  • Daniel Mill

Resumo




A institucionalização da Educação a Distância (EaD) é um fenômeno complexo e multifacetado. Compreende elementos endógenos e exógenos, relacionando-se à cultura e às práticas internas das organizações mas também às influências que resultam de pressões externas presentes no ambiente organizacional. Não obstante, incorporar a modalidade à rotina das instituições é fundamental para assegurar a oferta e, inclusive, a perenidade da EaD. Dito isso, este artigo tem, como objetivo principal, discutir um aporte teórico para a institucionalização da modalidade à luz das contribuições da sociologia compreensiva de Max Weber e suas intersecções para com a teoria institucional numa abordagem recursiva. Para tanto, empreendemos uma revisão bibliográfica concernente aos postulados do método weberiano juntamente com análises sobre o desenvolvimento dos estudos da teoria institucional, apresentando algumas diferenciações entre o novo e o velho institucionalismo. Mediante nossa pesquisa, foi possível observar que a abordagem recursiva se apresenta como sobremodo pertinente à análise da institucionalização da EaD, posto que se situa num meio-termo entre a compreensão do sentido subjetivo atribuído à ação social sem perder de vista as influências que se engendram no ambiente organizacional e são resultantes, dentre outros aspectos, das macroestruturas.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
VELOSO, Braian; MILL, Daniel. ENSAIO TEÓRICO-METODOLÓGICO SOBRE A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA E A TEORIA INSTITUCIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A ANÁLISE DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1646>. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC