ENSAIO TEÓRICO-METODOLÓGICO SOBRE A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA E A TEORIA INSTITUCIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A ANÁLISE DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
A institucionalização da Educação a Distância (EaD) é um fenômeno complexo e multifacetado. Compreende elementos endógenos e exógenos, relacionando-se à cultura e às práticas internas das organizações mas também às influências que resultam de pressões externas presentes no ambiente organizacional. Não obstante, incorporar a modalidade à rotina das instituições é fundamental para assegurar a oferta e, inclusive, a perenidade da EaD. Dito isso, este artigo tem, como objetivo principal, discutir um aporte teórico para a institucionalização da modalidade à luz das contribuições da sociologia compreensiva de Max Weber e suas intersecções para com a teoria institucional numa abordagem recursiva. Para tanto, empreendemos uma revisão bibliográfica concernente aos postulados do método weberiano juntamente com análises sobre o desenvolvimento dos estudos da teoria institucional, apresentando algumas diferenciações entre o novo e o velho institucionalismo. Mediante nossa pesquisa, foi possível observar que a abordagem recursiva se apresenta como sobremodo pertinente à análise da institucionalização da EaD, posto que se situa num meio-termo entre a compreensão do sentido subjetivo atribuído à ação social sem perder de vista as influências que se engendram no ambiente organizacional e são resultantes, dentre outros aspectos, das macroestruturas.