CONSTRUÇÃO DO JOGO “A FÁBRICA DA VIDA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Os jogos são ferramentas utilizadas em diversas áreas do conhecimento, com a dinamização das metodologias de ensino, eles estão ganhando espaços no que se diz respeito ao ensino de ciência. Os conhecimentos sobre as células são a base para compreender todos os processos biológicos, no entanto os assuntos de citologia, supostamente fáceis de serem apresentados no contexto escolar, são de difícil compreensão e dificultam o entendimento dos alunos. Além disso, na maioria das vezes os únicos recursos são os livros didáticos e a imaginação. O principal objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento, construção do jogo de tabuleiro ‘’A Fábrica da Vida’’ com o intuito de auxiliar a apresentação dos conteúdos e a aprendizagem pelos discentes. O desenvolvimento do jogo foi realizado com os conteúdos apresentados na disciplina de citologia. O planejamento e execução do jogo compreenderam quatro etapas: identificação dos conteúdos; elaboração e adaptação do jogo; regras e funcionamento do jogo. A partir deste estudo evidenciou-se a necessidade de diferentes métodos de ensino e aprendizagem para auxiliar de forma mais íntegra o conteúdo vivenciado no ambiente educacional. Dentre as diferentes metodologias a utilização dos recursos lúdicos funciona como um excelente recurso, já que permite uma nova abordagem de maneira descontraída. Palavras-chave: Aprendizagem. Citologia. Jogos didáticos. Metodologia.