EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PANDEMIA: POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS, BRASIL, NO ENFRENTAMENTO DA CRISE DO NOVO CORONAVÍRUS

  • Marcos Lorran Paranhos Leão
  • Maria Tereza Damasceno de Oliveira
  • Thamyris Mariana Camarote Mandú

Resumo




A pandemia do novo Coronavírus fez com que os governos mundiais precisassem se reinventar para tentar garantir a manutenção de serviços ofertados pelo Estado, como saúde, segurança e educação. No mundo, mais da metade dos estudantes tiveram as aulas suspensas por algum período. No Brasil, os estados federativos gozam de determinada autonomia para gerir essa questão e estabeleceram medidas para tentar contornar a situação. No estado de Minas Gerais, o governo implementou um plano de estudos em casa guiado por um regime de ensino não presencial. Assim, este trabalho objetiva analisar os projetos e as soluções encontradas por esse estado para gerir a crise educacional. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e analítico, feito a partir da análise dos documentos norteadores disponíveis no site da Secretaria de Educação de Minas Gerais. Desta maneira, ficou explícito que os Planos de Estudos Tutorados propostos e implementados em Minas apresentam inovações interessantes no âmbito educacional, contudo, mostram defasagens evidentes quanto a igualdade educacional, algumas vezes, ignorando fatores como ambiente não propício para a educação e acesso à tecnologia. Portanto, as medidas propostas pelo Estado são somente em parte eficientes, já que deixam a desejar uma inclusão real e mínima igualdade no acesso e manutenção do processo educativo. À vista disso, novos estudos tornam-se necessários, a fim de embasar políticas que atinjam e beneficiem um número maior de pessoas.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
LEÃO, Marcos Lorran Paranhos; OLIVEIRA, Maria Tereza Damasceno de; MANDÚ, Thamyris Mariana Camarote. EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PANDEMIA: POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS, BRASIL, NO ENFRENTAMENTO DA CRISE DO NOVO CORONAVÍRUS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1648>. Acesso em: 25 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC