PRÁTICAS COM O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT): UM POTENCIAL INOVADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRESENCIAIS

  • Jacinta Lucia Rizzi Marcom
  • Sabrina Bleicher

Resumo

O presente estudo pauta-se na análise das práticas pedagógicas construídas pelos estudantes do Curso de Qualificação Profissional em Tecnologias para Educação do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal de Santa Catarina (Cerfead/IFSC), turmas 2016.2B e 2017.1A, que apresentaram a elaboração de uma prática pedagógica como resposta à atividade proposta intitulada “Pesquisa e aplicação de Tecnologia Educacional”. Seu principal objetivo visa identificar práticas educacionais inovadoras, e posteriormente disponibilizá-las aos docentes da Educação Profissional e Tecnológica enfatizando o potencial criativo na produção do conhecimento nos cursos presenciais. Essa investigação destacou a importância do uso das tecnologias no cotidiano das instituições escolares, entretanto percebeu-se que os docentes encontram dificuldades para utilizá-la como ferramenta aplicada à educação. Ainda, destacamos que são poucas as atividades mapeadas e registradas que tem como foco as unidades curriculares dos cursos técnicos. Nesse sentido, agrega importância o incentivo entre os educadores do uso dos recursos tecnológicos em práticas com o uso das tecnologias. 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MARCOM, Jacinta Lucia Rizzi; BLEICHER, Sabrina. PRÁTICAS COM O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT): UM POTENCIAL INOVADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRESENCIAIS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1649>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC