PRÁTICAS COM O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT): UM POTENCIAL INOVADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRESENCIAIS
Resumo
O presente estudo pauta-se na análise das práticas pedagógicas construídas pelos estudantes do Curso de Qualificação Profissional em Tecnologias para Educação do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal de Santa Catarina (Cerfead/IFSC), turmas 2016.2B e 2017.1A, que apresentaram a elaboração de uma prática pedagógica como resposta à atividade proposta intitulada “Pesquisa e aplicação de Tecnologia Educacional”. Seu principal objetivo visa identificar práticas educacionais inovadoras, e posteriormente disponibilizá-las aos docentes da Educação Profissional e Tecnológica enfatizando o potencial criativo na produção do conhecimento nos cursos presenciais. Essa investigação destacou a importância do uso das tecnologias no cotidiano das instituições escolares, entretanto percebeu-se que os docentes encontram dificuldades para utilizá-la como ferramenta aplicada à educação. Ainda, destacamos que são poucas as atividades mapeadas e registradas que tem como foco as unidades curriculares dos cursos técnicos. Nesse sentido, agrega importância o incentivo entre os educadores do uso dos recursos tecnológicos em práticas com o uso das tecnologias.