EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: INTENSIFICAÇÃO DO USO OU IMPROVISAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO SUPERIOR?
Resumo
O presente artigo busca refletir acerca do contexto da pandemia do COVID-19 e o imperativo de dar continuidade ao semestre letivo nas instituições de educação superior em todo o Brasil com ênfase no uso de plataformas de interação ou repositórios de materiais na internet. Serão apresentadas ideias referentes à relação entre Educação e Tecnologia oriundas de análise das obras de estudiosos da temática, entre os quais destacam-se Jorge (2018), Santos e Ferreira (2020), Selwyn (2017), Feenberg (2015), Rudiger (2013) e Brown (2012), além das normativas emitidas pelo Ministério da Educação e, principalmente, do Parecer N° 5 de 28 de abril de 2020 do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, este último que tece considerações importantes para o entendimento da visão do ensino à distância, neste momento, no país. Neste sentido, a reflexão aqui proposta busca lançar luz sobre as possíveis diferenças entre uma intensificação de uso a partir do planejamento de um currículo em que as tecnologias fazem parte dos métodos a serem empreendidos e a improvisação de práticas pedagógicas sem o fio condutor de um arcabouço teórico-filosófico que seja alinhado à essas práticas. O debate pretende contribuir para a construção de propostas de educação alicerçadas e coerentes, mediante situações de contingência do ensino em meio ao isolamento social.