EDUCAÇÃO CONECTADA: CONEXÕES E INCERTEZAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO TO LIGADO

  • Meire Lúcia Andrade da Silva
  • Maria das Graças Pereira Silva
  • Lêda Lira Costa Barbosa
  • Aldeniza Pereira da Silva

Resumo




O objetivo deste texto é analisar a implantação do Programa Educação Conectada no Estado do Tocantins: Projeto TO Ligado5 no período de 2018/2020 que compreende sua execução. Como pesquisa de cunho bibliográfico e documental as fontes principais de informação são a legislação pertinente ao assunto, os documentos referentes ao programa, dados publicizados em sites e portais, observação direta e indireta no desenvolvimento das ações, e amparo teórico dos autores que debatem a temática. Os resultados denotam que vivemos um momento de profundas transformações no campo da produção, dos modelos macroeconômicos, na organização dos processos de trabalho, na configuração e atuação do Estado por meio de suas políticas públicas, destacando nesse processo, a investida do privado no público e a meritocracia. Neste contexto destaca-se o Projeto TO Ligado apresentando fragilidades na implementação e no cumprimento do Termo de Cooperação assinado entre os municípios de Araguaína e Gurupi, sobressaindo a questão midiática em torno da ação público privado, em uma frágil cooperação capitaneada pelo MEC e pelo BNDES.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Meire Lúcia Andrade da et al. EDUCAÇÃO CONECTADA: CONEXÕES E INCERTEZAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO TO LIGADO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1651>. Acesso em: 25 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC