PRÁTICAS CRIATIVAS PARA INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS: SUPERANDO DESAFIOS COM ENSINO HÍBRIDO POR MEIO DO OFFICE 365
Resumo
Este artigo, fundamentado em Levy (1997), Warschauer (1996; 2000), Moran (2000), Sampaio e Leite (2000), Soares (2002) Marcuschi (2004), Buzato (2007), França (2010; 2019), Rojo (2012) e Castro e Luca (2019), objetiva apresentar as características e impactos de uma experiência de ensino de língua Inglesa por meio dos recursos do Office 365. Este Estudo de caso utilizou questionários abertos e fechados e chat para coleta de dados. Os resultados obtidos revelaram o potencial das ferramentas digitais na garantia do fluxo do trabalho pedagógico para a manutenção e produção de conhecimento. O trabalho destaca a necessidade de atualização dos currículos de formação do professor a fim de imergir esse profissional em práticas de ensino interdisciplinares e inovadoras, alinhadas com a docência digital para os múltiplos letramentos e processos significativo e colaborativo.