EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE: PERSPECTIVA PARA A PANDEMIA DA COVID-19

  • João Victor de Almeida
  • Lenara Lima Fiuza
  • Mateus Rangel
  • Ana Raquel Florindo
  • Shaiana Vilella Hartwig
  • Rosane Maria Andrade Vasconcelos
  • Mateus Vital Silva Rocha

Resumo




As principais medidas de controle da Covid-19 estão relacionadas ao isolamento social e a manipulação correta dos doentes pelos profissionais de saúde. O objetivo desse trabalho é relatar o conhecimento sobre os tipos de precauções e conhecer a disponibilidade de equipamentos de proteção individual para a proteção dos profissionais de saúde atuantes em Cáceres-MT. Trata-se de estudo descritivo e transversal, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada nas unidades de atendimento à saúde do município de Cáceres, por meio de formulário eletrônico. Participaram da pesquisa 130 profissionais de saúde, 77,7% foi da equipe de enfermagem, 78% atuantes na atenção secundária (hospitais), 83,1% refere ter recebido orientações sobre o Coronavírus. Em relação a medida de precaução a maioria refere conhecer todas as medidas de precauções (padrão, contato, gotícula e aerossol), sendo as medidas de aerossol com menor taxa. Quando questionados sobre a disponibilidade de equipamentos para seguir as medidas de precauções a maioria das respostas demonstram que tem os materiais, mas apresentam restrição ao seu uso. É imprescindível a capacitação dos profissionais de saúde para que exerçam sua função com o máximo de desempenho, neste contexto a educação em serviço se faz apta para atender a demanda que é de urgência, por ser um processo que se caracteriza por atender necessidades específicas e por contribuir para o aperfeiçoamento da prática profissional.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
ALMEIDA, João Victor de et al. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE: PERSPECTIVA PARA A PANDEMIA DA COVID-19. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1653>. Acesso em: 22 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC