PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: UMA REFLEXÃO
Resumo
Este trabalho parte das reflexões ensaísticas de Yuval Noah Harari, em sua obra 21 lições para o século XXI, como foco de um pensamento crítico que visa à reflexão, mais que a definição. Como saberes necessários a uma educação do presente, as lições sociais do autor repercutem em nossa prática como docentes e em nosso papel de formador/mediador da educação da contemporaneidade. Para tal, o presente estudo, construído de maneira ensaística, fortemente influenciado pela escrita de Yuval Harari, será organizado em quatro partes. A primeira enfoca, como elemento introdutório de reflexão, nas questões discutidas pelo autor na perspectiva do trabalho e da educação de 2050. A segunda tratará sobre as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEMs) e seus respectivos pressupostos teórico-críticos na língua estrangeira, em que analisamos a função da língua espanhola. No que se refere ao terceiro aspecto, discutiremos os conceitos das crenças limitantes, os mindsets fixo e de crescimento, com os estudos da psicóloga Carol S. Dweck. Por último, a quarta parte tecerá considerações sobre o fazer docente e a formação do professor, no qual analisaremos nosso papel como professores na formação dos alunos e no uso das metodologias ativas, como a sala de aula invertida.