EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: FACES DAS DESIGUALDADES SOCIAIS PREEXISTENTES

  • Pablo Afonso Silva
  • Emerson André Godoy

Resumo




O presente trabalho visa discutir questões ligadas ao modo de estruturação e eficiência da Educação a Distância (EaD) nos processos de aprendizagem diante da pandemia do Covid-19 (Sars-CoV-2). A EaD, por conta da tecnologia exigida para seu funcionamento, por diversas vezes é confundida como sendo um ensino de ponta, fato que diverge da realidade. No caso do Brasil, o surto do Covid-19 acentuou desigualdades sociais preexistentes, tais como o despreparo e a falta de aparatos tecnológicos no uso das TICS por parte de professores e alunos. A internet, de um modo geral, ampliou o acesso ao conhecimento, entretanto, é enganoso afirmar que tal acesso garante de fato a aprendizagem nesta conjuntura. Por trás do olhar otimista em defesa da EAD, escondem-se interesses políticos, uma vez que tal modalidade de ensino proporciona um acúmulo de excedentes financeiros aos cofres públicos. Sabe-se que a possível solução para tal cenário não ocorrerá a partir dos moldes em que a EaD tem acontecido, ignorando os processos de aprendizagem e focando sobremaneira no cumprimento de prazos do calendário escolar. Ainda assim, a EaD é uma realidade bem vinda, embora seu sucesso, a princípio, ainda dependa de investimentos públicos na compra de ferramentas adequadas e de aperfeiçoamento por parte dos profissionais da educação.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Pablo Afonso; GODOY, Emerson André. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: FACES DAS DESIGUALDADES SOCIAIS PREEXISTENTES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1656>. Acesso em: 10 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC