EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Marco Aurélio da Cruz Gouveia
  • Sandra Lúcia Ferreira

Resumo




A conjuntura atual decorrente da pandemia do covid-19 revela a necessidade de propostas educativas que contemplem a transição do modelo de ensino presencial para o ensino a distância. A questão central envolve a compreensão de como as tecnologias digitais foram implementadas, em caráter de urgência, nas instituições de educação públicas e privadas, seus impactos tecnológicos e pedagógicos e a adaptação à Educação a Distância (EaD) e às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s). As transformações trazidas pela EaD e a utilização de TDIC’s apresentam para a educação desafios muito grandes, pois geram profundas modificações na forma de agir e refletir sobre o processo ensino- aprendizagem e sobre como as políticas públicas no campo da educação e tecnologias digitais têm sido desenvolvidas, implementadas e gerenciadas.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
GOUVEIA, Marco Aurélio da Cruz; FERREIRA, Sandra Lúcia. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1657>. Acesso em: 14 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC