DISCUSSÕES SOBRE PROGRAMAS DE TECNOLOGIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL: DIÁLOGOS PARA ESTUDAR SOFTWARE
Resumo
O presente resumo objetiva explanar o conteúdo analisado na disciplina de “Políticas públicas para o uso de tecnologias no ensino” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Curso de Mestrado de uma entidade da rede privada, num diálogo com o objeto do projeto de pesquisa, a saber intitulado; “O uso de software no terceiro ano do ensino médio para o estudo dos tipos e transformações de energia”. A disciplina citada se desenvolveu durante seis encontros virtuais, realizados com o uso de ambiente online Zoom, para os dois primeiros encontros, e Teams, para os quatro últimos, devido à pandemia causada pelo vírus COVID-192. Essa descrição dos encontros foi realizada na perspectiva do método qualitativo e tem entre outros objetivos específicos; refletir sobre a aprendizagem da conexão entre a disciplina e o objeto de pesquisa citado. Em cada encontro foi discutida uma literatura sobre as políticas públicas para o uso da tecnologia no Ensino, nas quais se encontra detalhamento sobre os órgãos responsáveis pelo fomento das políticas e programas de formação de professores para o uso de tecnologia na educação, as regulamentações e normatizações que encaminham o uso de tecnologias no ensino, os programas governamentais brasileiros criados para a formação de professores e formação continuada com vistas a prepará-los para o uso de tecnologia em sala de aula e o uso de tecnologia no ensino, relacionando a metodologia com os métodos para esse uso. Concluiu-se com esse estudo que o objeto de pesquisa mencionado está amparado na legislação do PNE 2014-2024.