PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS (COVID-19): UMA ANÁLISE SOB O PRISMA DA VISÃO KANTIANA SOBRE O ESCLARECIMENTO

  • THIAGO DA SILVA GALERANI

Resumo

O presente trabalho, pautado em pesquisa bibliográfica e normativa, visa fomentar a reflexão sobre Kant e sua visão sobre a questão do esclarecimento, relacionando-a às práticas pedagógicas no contexto do enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID19). Constatou-se que a rápida propagação do coronavírus ensejou a necessidade de distanciamento social, o que resultou na paralisação das atividades educacionais na modalidade presencial. Constatou-se que parte significativa das escolas públicas adotou recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação para dar continuidade ao trabalho pedagógico. Conclui-se que essas novas práticas favorecem o estímulo ao protagonismo educacional do aluno, de modo a permitir que o esclarecimento a que Kant se referia possa ser efetivamente alcançado. Por outro lado, a exclusão digital revela-se como uma barreira cada vez mais latente na jornada do aluno rumo ao esclarecimento.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GALERANI, THIAGO DA SILVA. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS (COVID-19): UMA ANÁLISE SOB O PRISMA DA VISÃO KANTIANA SOBRE O ESCLARECIMENTO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1661>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC