DESIGN INSTRUCIONAL EM CURSOS EM EAD BASEADO EM ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REFLEXÃO MEDIANTE DESAFIOS

  • Silvana Telma de Lima Fritoli
  • Amanda Vasques

Resumo




É inegável as visíveis mudanças no meio educacional, principalmente quando se trata de educação a distância. Desta forma, a implementação de cursos em EAD no Brasil requer um olhar atento para as necessidades e formas de criação. Podemos destacar neste contexto, o ensino híbrido, do termo em inglês blended learning, e a metodologia ativa, apoiadas nas tecnologias de informação e comunicação, como formas eficazes de aprendizagem para cursos presenciais e a distância. Frente a estas atualidades, questionamos como deve ser o papel desenvolvido pelo profissional do Designer Instrucional na criação do design de cursos de educação a distância, e quais os caminhos para o sucesso na sua atuação. Através de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, evidenciou-se que a atuação do Designer Instrucional tem um papel muito importante na criação e desenvolvimento das partes que integram e compõem um curso em EAD. Juntamente com uma equipe multidisciplinar, propõe estratégias que auxiliem o aluno a atingir os objetivos propostos para alcançar o êxito acadêmico. Sua atuação deve ser baseada na contextualização do meio onde estará inserido determinado curso, centralizando na atuação do aluno como um protagonista.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
FRITOLI, Silvana Telma de Lima; VASQUES, Amanda. DESIGN INSTRUCIONAL EM CURSOS EM EAD BASEADO EM ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REFLEXÃO MEDIANTE DESAFIOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1662>. Acesso em: 10 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC