DESIGN INSTRUCIONAL EM CURSOS EM EAD BASEADO EM ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REFLEXÃO MEDIANTE DESAFIOS
Resumo
É inegável as visíveis mudanças no meio educacional, principalmente quando se trata de educação a distância. Desta forma, a implementação de cursos em EAD no Brasil requer um olhar atento para as necessidades e formas de criação. Podemos destacar neste contexto, o ensino híbrido, do termo em inglês blended learning, e a metodologia ativa, apoiadas nas tecnologias de informação e comunicação, como formas eficazes de aprendizagem para cursos presenciais e a distância. Frente a estas atualidades, questionamos como deve ser o papel desenvolvido pelo profissional do Designer Instrucional na criação do design de cursos de educação a distância, e quais os caminhos para o sucesso na sua atuação. Através de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, evidenciou-se que a atuação do Designer Instrucional tem um papel muito importante na criação e desenvolvimento das partes que integram e compõem um curso em EAD. Juntamente com uma equipe multidisciplinar, propõe estratégias que auxiliem o aluno a atingir os objetivos propostos para alcançar o êxito acadêmico. Sua atuação deve ser baseada na contextualização do meio onde estará inserido determinado curso, centralizando na atuação do aluno como um protagonista.