PRÁXIS DOCENTE E A PANDEMIA DO COVID-19: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
Resumo
Em virtude da pandemia do COVID-19 as instituições de ensino tiveram que adotar o ensino remoto emergencial para dar continuidade ao ano letivo. Em um cenário de incertezas, professores se reinventam a cada dia para dar continuidade aos conteúdos curriculares e atividades pedagógicas. O período desafiador pode também ser promissor para a inovação da educação, indicando que os recursos tecnológicos poderão se tornar grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de ensino. O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender a concepção dos professores acerca do momento revés em que a educação se encontra, e os desafios que a pandemia do COVID-19 impôs à sua práxis. Tratou-se de estudo quantitativo descritivo transversal, composto por amostra não probabilística, formada por 190 professores da sala de aula regular do Ensino Básico, que declararam estarem desenvolvendo atividades de ensino na modalidade remota. Os dados foram coletados via questionário online e indicaram que uma parcela significativa dos pesquisados (88,94%) fazia uso das ferramentas tecnológicas em sua práxis docente antes do contexto emergencial provocado pela pandemia. O fato de mais da metade dos professores (68,4%) sinalizar que mesmo depois deste período pandêmico pretende dar continuidade na utilização das ferramentas tecnológicas indica uma percepção que tais docentes desenvolveram sobre a importância das TDIC no contexto educacional. Assim, as tecnologias digitais que eram utilizadas como recursos de apoio ao processo de aprendizagem, tornaram-se o artefato principal do ensino remoto.