DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO HÍBRIDO NA FORMAÇÃO TÉCNICA DE INFORMÁTICA

  • Roni Costa Ferreira
  • Bruno Carlos da Cunha Costa

Resumo




O presente trabalho aborda o processo de planejamento, execução e mudanças ocorridas em um curso técnico de informática. O projeto pedagógico de ensino e aprendizagem híbrida foi implantado entre os anos de 2018 e 2019. A investigação científica foi pautada no metodologia de Pesquisa-Ação, que ofereceu tanto técnicas de registro, quanto um ciclo iterativo de adaptação de mudanças para a melhoria da prática docente. A problemática que norteou os objetivos da pesquisa foi: Como as práticas docentes baseadas em uma metodologia híbrida podem contribuir para o protagonismo dos discentes de um curso técnico em informática? Os dados foram recolhidos de diários de bordo dos pesquisadores, reuniões e questionários com docentes e discentes, no final de cada fase. Os resultados verificaram que as três fases definidas do modelo híbrido, Disponibilização, Estudo e Aprofundamento e Prática, ressaltaram as seguintes mudanças no processo de ensino e aprendizagem do curso em questão: a) a forma de interação com o conteúdo; b) as trocas na sala de aula presencial; c) a tecnologia como recurso facilitador. Além disto, o conteúdo disponibilizado em formato midiático, em momento extraclasse, além de requerer dos professores um aprofundamento em suas pesquisas de material, estimularam o engajamento discente, favorecendo a análise crítica, a autonomia, a resolução de problemas e o trabalho em rede.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
FERREIRA, Roni Costa; COSTA, Bruno Carlos da Cunha. DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO HÍBRIDO NA FORMAÇÃO TÉCNICA DE INFORMÁTICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1665>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC