DESAFIOS E REPERCUSSÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR À LUZ DA ANÁLISE DE SENTIMENTOS NO TWITTER

  • Lucas Toshitaka Yatsugafu Longo
  • Devanir Pereira dos Santos Canovas
  • Adriana da Silva Fontes
  • André Amaro Mamédio Santos
  • Lupércio França Bessegato

Resumo




As revoluções acompanham toda a história do desenvolvimento humano. Elas geram impactos em todos os âmbitos sociais, dentre eles a Educação. Com efeito, o momento atual, ano de 2020 no calendário gregoriano, é caracterizado pelo distanciamento social, após o mundo ser atingido por uma grave pandemia (SARS-CoV-2). Cenário em que os métodos pedagógicos presenciais estão sendo ressignificados bruscamente, como medida emergencial frente ao contexto crítico. Sendo assim, oportunamente, este trabalho tem o objetivo de analisar o sentimento expresso pela população brasileira referente a EAD, no período de 15 a 25 de maio, por meio da análise de sentimentos em postagens na rede social Twitter. A computação afetiva é um tópico de inteligência artificial em exponencial crescimento, devido à facilidade encontrada na automatização de processamento de grandes massas de dados gerados pelos intensos fluxos de narrativas estruturadas expostas na internet, principalmente nas redes sociais. Por meio do software StudioR e técnicas de Web Scraping, Text Mining e Análise de Sentimentos para processamento de linguagem natural, foi possível indicar uma leve tendência de desaprovação a EAD, os motivos, e possíveis consequências.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
LONGO, Lucas Toshitaka Yatsugafu et al. DESAFIOS E REPERCUSSÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR À LUZ DA ANÁLISE DE SENTIMENTOS NO TWITTER. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1666>. Acesso em: 01 dez. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC