PRODUÇÃO DE VÍDEO E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA

  • Vânia Dal Pont Pereira da Silva
  • Maristani Polidori Zamperetti

Resumo

O artigo apresenta e discute resultados de uma pesquisa realizada com professores da rede municipal de ensino do estado do Rio Grande do Sul, sobre a produção de vídeo estudantil e a formação docente. Os dados foram coletados juntamente ao projeto de Extensão de Produção de Vídeo Estudantil da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em agosto de 2019. Discute-se o crescimento da produção de vídeo dentro do contexto escolar como possibilidade de aprendizagem e se faz uma aproximação com a realidade vivenciada pelos jovens nas experiências oferecidas pelas escolas. Observou-se o distanciamento das tecnologias na formação docente e verificou-se que o percurso realizado pelos docentes que se envolvem com a produção de vídeo é vivenciado de forma autônoma. Ainda foi possível detectar algumas contribuições da produção de vídeo no âmbito escolar e as dificuldades encontradas na formação docente.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Vânia Dal Pont Pereira da; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. PRODUÇÃO DE VÍDEO E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1667>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC