DA IMPLEMENTAÇÃO À USABILIDADE DE UMA PLATAFORMA INSTITUCIONAL DE APRENDIZAGEM

  • Lilian Ucker Perotto
  • Fábio Lopes Oliveira
  • Márcia Divina Ribeiro
  • Kamila Vieira Lima Ferreira

Resumo




Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de implementação de uma plataforma institucional de aprendizagem no contexto da Universidade Federal de Goiás (UFG). O moodle Ipê foi implementado em 2016, e está sob a gerência do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR), que é o órgão responsável pela manutenção do servidor, customização da plataforma, verificação e acompanhamento da segurança e ainda oferece formação técnica-pedagógica para utilização da plataforma. O texto problematiza questões do porquê uma plataforma institucional, e os desafios de implementar em um contexto onde já operavam aproximadamente 42 plataformas moodle. Além disso, apresentamos dados relacionados ao período de 2016 a 2019 referente aos cursos de formação, em especifico o ciclo de oficinas moodle, onde o conceito de conhecimento pedagógico da tecnologia é explorado. Finalizamos o texto, refletindo sobre o momento em que nos encontramos, e que consequentemente nos leva a uma intensificação do uso das plataformas digitais de aprendizagem. Primeiro, como consequência da publicação da Portaria No 2.117, de 6 de dezembro de 2019 que trata da oferta da carga horária a distância nos cursos presenciais, e logo, da suspensão das atividades presenciais escolares causada pelo novo coronavírus.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
PEROTTO, Lilian Ucker et al. DA IMPLEMENTAÇÃO À USABILIDADE DE UMA PLATAFORMA INSTITUCIONAL DE APRENDIZAGEM. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1668>. Acesso em: 26 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC