CAPACIDADE DINÂMICA GERENCIAL: UM ESTUDO EM ESCOLAS PRIVADAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Lia Schuch Ventura
  • Marta Fabiano Sambiase

Resumo




O presente trabalho tem o objetivo de identificar quais as características dos gestores de escolas privadas de ensino básico usando a teoria da Capacidade Dinâmica Gerencial, mapeando e identificando como os gestores atuam através das três dimensões da CDG: Capital Humano Gerencial, Capital Social Gerencial e Capital Cognitivo Gerencial. Através de uma pesquisa qualitativa que foi realizada em escolas de educação básica no estado de São Paulo com o intuito de responder “Quais as características de gestores de escolas privadas de ensino básico?”. A análise foi realizada através da consolidação das entrevistas identificando as características dos gestores sob a ótica da teoria de CDG. Os resultados preliminares apontam para importância da formação acadêmica, o relacionamento interno e externos com as pessoas e a crescente relevância da tecnologia na gestão.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
VENTURA, Lia Schuch; SAMBIASE, Marta Fabiano. CAPACIDADE DINÂMICA GERENCIAL: UM ESTUDO EM ESCOLAS PRIVADAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1670>. Acesso em: 22 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC