CAMINHOS CONSTITUCIONAIS E PEDAGÓGICOS AO DIREITO A EDUCAÇÃO

  • Vagner Viana da Graça
  • Rosana Lodi Lourenço Santos

Resumo




Este trabalho tem como objetivo de pesquisa propor caminhos legais e pedagógicos para uma educação de qualidade que integre concomitantemente o ensino nas modalidades presencial e a distância na educação básica. Sobre o método científico desse trabalho, quanto as bases lógicas da investigação, temos proximidade nesse estudo com o método dialético. Quanto aos meios técnicos da investigação, utilizamos o método observacional. Quanto ao quadro de referências, adotamos o materialismo histórico, onde nos fundamentamos no método dialético e suas base, passamos a enfatizar a dimensão histórica dos processos sociais, logicamente a partir da identificação do modo de produção da comunidade escolar e de sua relação com a superestrutura legal para uma interpretação do fenômeno estudado. Quanto a análise dos dados, adotamos a análise qualitativa, pois a análise os dados dependeu de muitos fatores, tais como a natureza dos dados coletados, a extensão da amostra, os instrumentos de pesquisa e os pressupostos teóricos que nortearam a investigação. Quanto aos objetivos, nos aproximamos da pesquisa explicativa. Por fim, adotamos a pesquisa bibliográfica. Como principais resultados temos que as experiências atuais trazem pistas para a construção de possibilidades de ações educacionais, que considerem a extensão da sala de aula presencial na potencialização de competências ao aluno do século XXI.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
GRAÇA, Vagner Viana da; SANTOS, Rosana Lodi Lourenço. CAMINHOS CONSTITUCIONAIS E PEDAGÓGICOS AO DIREITO A EDUCAÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1671>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC