AVANÇOS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PRESENCIAL E SEMIPRESENCIAL
Resumo
O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação tem sido incentivado ao longo do tempo pelas instituições públicas de ensino superior adeptas à adoção de metodologias ativas na transformação da educação. Objetivou-se analisar as matrizes curriculares das habilitações licenciatura e bacharelado do curso de graduação em Ciências Biológicas ofertadas na modalidade ensino presencial e semipresencial por Universidade pública com utilização de ambiente virtual de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, a pesquisa prioriza a análise de informações sobre disciplinas obrigatórias extraídas dos relatórios oficiais da instituição de ensino superior relacionados às últimas edições da estrutura curricular dos cursos, vigentes na atualidade. Os resultados demonstram o cumprimento da carga horária total mínima para cursos de graduação em Ciências Biológicas, a utilização de códigos diferentes para uma mesma denominação de disciplina em cursos presencial e semipresencial, e a não autorização para cursar as disciplinas Estágio Supervisionado 1 e 2 por discentes de curso semipresencial que pleiteiam o título de bacharel com vista a atuar também na área de pesquisa e experimentação em Ciências Biológicas. A partir dos esforços na busca pela institucionalização da educação a distância na instituição de ensino superior, avanços a essa modalidade de ensino caminham em prol da igualdade e equidade de oportunidades, rumo a uma educação de qualidade a todos os discentes regulares de cursos de graduação, sem distinção ou discriminação por estrato social.