PROFESSOR DA CLASSE HOSPITALAR: REINVENÇÃO DE SI PARA ADAPTAR-SE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

  • GENILDA ALVES NASCIMENTO MELO
  • Silvana Ramos da Silva
  • Jeane Maria da Silva

Resumo

Este trabalho propõe discutir a importância de o professor da Classe Hospitalar ressignificar a atuação profissional de forma a utilizar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para ampliar e facilitar o desenvolvimento do trabalho pedagógico com relevância. Isto será possível com formação continuada, para um letramento digital; dessa forma, adquira nova identidade para práticas pedagógicas alinhadas às necessidades da educação atual. Assim, fazer uso dessa ferramenta como mediação na Educação Hospitalar. A base teórica está centrada em Brasil (1988; 1996; 2002; 2015; 2017; 2018) que dispõe da Legislação para criação e normatização da Classe Hospitalar. Celso Antunes (2002) propõe novas maneiras de ensinar e de aprender. Claude Dubar (2006); Maurice Tardif (2012); Marili Vieira (2013) discutem sobre a necessidade de nova identidade profissional. Maria Mutti (2016); Mônica Fantin (2016); Marilete Marqueti (2017); Heinsfeld e Pischetola (2017); Camargo Júnior (2019) aconselham a formação docente como solução para melhor uso das TDICs.  Carla Coscarelli (org. 2016); José Moran (2018); Sansão e Fernandes (2019) indicam o uso das TDICs como mediadoras no ensino/aprendizagem na Classe Hospitalar. A Pesquisa é qualitativa, em que há dialogia entre os sujeitos. Os resultados apontam que a utilização das TDICs potencializa a aprendizagem na Educação Hospitalar.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MELO, GENILDA ALVES NASCIMENTO; SILVA, Silvana Ramos da; SILVA, Jeane Maria da. PROFESSOR DA CLASSE HOSPITALAR: REINVENÇÃO DE SI PARA ADAPTAR-SE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1675>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC