ALLEGRO SONORA: PLATAFORMAS DIGITAIS COMO RECURSO PARA A APRENDIZAGEM MUSICAL EM MEIO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

  • Clara Milena Baggenstoss
  • Maria Luiza de Amaral
  • Rodrigo M. Pinheiro
  • Isabelle T. Ferrari

Resumo

O novo coronavírus foi detectado em dezembro de 2019 na China e, ao final de janeiro, outros países já haviam casos confirmados. Esta situação levou governos e instituições de todo o mundo a adotarem medidas para prevenção e contenção do contágio, como isolamento social, lei da quarentena e, entre elas, a suspensão de aulas ou sua migração para ambientes virtuais. Dentro deste contexto, discussões circundam as possibilidades de um ensino efetivo. Este trabalho descreve as experiências da disciplina de Estágio Supervisionado de acadêmicos do curso de Licenciatura em Música, realizado na rede municipal de ensino de Itajaí, em turmas do Ensino Fundamental. O trabalho, ainda em andamento, tem como objetivo geral ampliar o conhecimento, a percepção e o repertório sonoro dos estudantes através do emprego de jogos eletrônicos, utilizandoos como recurso pedagógico para o desenvolvimento da inteligência sonora, musical e cultural dos estudantes. Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso e busca investigar este fenômeno em busca de soluções imediatas, de forma a repensar hábitos e reavaliar estratégias para que seja possível continuar uma educação de qualidade. Almeja-se a promoção do aprendizado efetivo e prazeroso, com o desenvolvimento do senso auditivo e da consciência sonora, de forma a impactar os estudantes contemplados de modo positivo e duradouro. Palavras-chave: Educação Musical. Ensino Remoto e Emergencial. Jogos Eletrônicos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BAGGENSTOSS, Clara Milena et al. ALLEGRO SONORA: PLATAFORMAS DIGITAIS COMO RECURSO PARA A APRENDIZAGEM MUSICAL EM MEIO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1676>. Acesso em: 23 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição