AS CLASSES HOSPITALARES: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA COVID-19
Resumo
O estudo tem por foco as classes hospitalares e quais os desafios enfrentados pelos professores para garantir a continuidade dos estudos dos alunos enfermos que se encontram internados no hospital. A pesquisa será bibliográfica, por meio de leituras exploratórias de obras científicas e autores que falam sobre classes hospitalares como Wolf (2007) e Matos e Mugiatti (2008), além de estudos sobre implementação de políticas públicas, como os de Parente (2016) e Lotta (2014), o que possibilitará analisar e refletir sobre a temática proposta. Também será realizada a análise documental baseada na legislação vigente e nos documentos orientadores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a fim de que seja possível encontrar elementos que respondam ao objeto de estudo, apontando parâmetros que possam delinear caminhos a seguir no atendimento hospitalar. Será, ainda, utilizado questionários com os sujeitos internados no hospital e professores, a fim de verificar como o processo acontecerá. O estudo pretende trazer à luz o mérito e o sentido da política de educação a distância implementado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e os desafios enfrentados, bem como os professores que atuam nesse contexto tem contribuído para que haja a continuidade dos estudos destes alunos, que devem seguir as mesmas orientações dadas aos alunos de escolas regulares.