APRENDIZAGEM MÓVEL: AMPLIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE USO EM CONTEXTOS DE ISOLAMENTO SOCIAL.

  • Guilherme de Azambuja Lira
  • Sônia Regina Mendes dos Santos

Resumo




O artigo realiza uma reflexão crítica sobre a aprendizagem móvel a partir de um breve panorama dos estudos selecionados. O objetivo é contribuir por meio desses estudos para a compreensão das potencialidades e desafios da aprendizagem móvel. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, para a qual foram selecionadas algumas pesquisas recentes que permitem alargar a concepção sobre o uso da aprendizagem móvel , entre elas, destaca-se: a visão histórica pelas pesquisas desenvolvidas por Crompton(2013); a crítica das práticas do M-Learning por Cochrane(2013); a integração aos contextos educacionais por Moura e Carvalho(2013) e por fim as dificuldades de definição do M-Learning na análise, design, características e implicações defendidas por Grant(2019). A partir da revisão bibliográfica é possível ressinificar a aprendizagem móvel no atual cenário de isolamento social e fechamento físico das escolas. Sendo imperioso refletir sobre as teorias e metodologias que possam romper com o método tradicional de ensino.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
LIRA, Guilherme de Azambuja; SANTOS, Sônia Regina Mendes dos. APRENDIZAGEM MÓVEL: AMPLIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE USO EM CONTEXTOS DE ISOLAMENTO SOCIAL.. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1681>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC