APRENDIZAGEM HÍBRIDA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES BRASILEIROS E FINLANDESES

  • Azenaide Abreu Soares Vieira
  • Marize Lyra Silva Passos
  • Vesa Parkkonen

Resumo




O texto analisa a abordagem híbrida em programas de formação continuada para professores, sendo um no Brasil e outro na Finlândia. O estudo responde o questionamento: quais modelos de aprendizagem híbrida são utilizados por educadores Brasileiro e Finlandês em dois programas de formação continuada para professores? O cenário mundial de calamidade provocado pela pandemia do Covid-19 evidencia o que inúmeros estudos já alertavam acerca da necessidade de flexibilizar o contexto de aprendizagem e extrapolar o limite físico da escola com a integração de contextos virtuais de aprendizagem. Assim, o estudo justifica-se por apresentar uma situação real de integração de espaços de aprendizagem físico ao digital, a partir do uso de tecnologias digitais. A pesquisa embasa-se nos pressupostos da aprendizagem híbrida. Trata de pesquisa qualitativa, baseada em procedimentos descritivos e exploratórios. Utilizamos revisão bibliográfica e análise documental como procedimentos metodológicos. Os participantes da pesquisa são um educador finlandês responsável pelo programa de formação em orientação e aconselhamento educacional e dois educadores brasileiros responsáveis pelo programa de formação em metodologias ativas e ferramentas digitais. O estudo revela que os finlandeses mesclam os modelos híbridos disruptivos online Virtual Enriquecido e Flex, e os educadores brasileiros utilizam o modelo sustentável rotacional Sala de Aula Invertida.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
VIEIRA, Azenaide Abreu Soares; PASSOS, Marize Lyra Silva; PARKKONEN, Vesa. APRENDIZAGEM HÍBRIDA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES BRASILEIROS E FINLANDESES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1682>. Acesso em: 23 jan. 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC