APRENDIZAGEM HÍBRIDA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES BRASILEIROS E FINLANDESES
Resumo
O texto analisa a abordagem híbrida em programas de formação continuada para professores, sendo um no Brasil e outro na Finlândia. O estudo responde o questionamento: quais modelos de aprendizagem híbrida são utilizados por educadores Brasileiro e Finlandês em dois programas de formação continuada para professores? O cenário mundial de calamidade provocado pela pandemia do Covid-19 evidencia o que inúmeros estudos já alertavam acerca da necessidade de flexibilizar o contexto de aprendizagem e extrapolar o limite físico da escola com a integração de contextos virtuais de aprendizagem. Assim, o estudo justifica-se por apresentar uma situação real de integração de espaços de aprendizagem físico ao digital, a partir do uso de tecnologias digitais. A pesquisa embasa-se nos pressupostos da aprendizagem híbrida. Trata de pesquisa qualitativa, baseada em procedimentos descritivos e exploratórios. Utilizamos revisão bibliográfica e análise documental como procedimentos metodológicos. Os participantes da pesquisa são um educador finlandês responsável pelo programa de formação em orientação e aconselhamento educacional e dois educadores brasileiros responsáveis pelo programa de formação em metodologias ativas e ferramentas digitais. O estudo revela que os finlandeses mesclam os modelos híbridos disruptivos online Virtual Enriquecido e Flex, e os educadores brasileiros utilizam o modelo sustentável rotacional Sala de Aula Invertida.