PROFISSÃO PROFESSOR: DOCÊNCIA, FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

  • RODRIGO SILVA MENDES

Resumo

Esse artigo tem por objeto possibilitar uma reflexão e discussão sobre a acuidade dos saberes docentes necessários para a prática pedagógica de professores. A escrita foi embasada e referenciada a partir das ideias de Tardíf (2013), Gauthier (2013) e Schulman (2014). Além disso, o texto apresenta também um panorama e evolução sobre o ensino e desenvolvimento profissional de professores, o que possibilitou uma breve discussão sobre as definições e características de professores bem-sucedidos sob o olhar de pesquisas acadêmicas. A partir das reflexões e discussões apresentadas, o trabalho é finalizado com considerações importantes que poderão contribuir para a construção de uma identidade profissional dos professores, indispensável para a prática que o professor realiza em sala de aula. Vale ressaltar que o interesse do trabalho não é criar uma prescrição, mas sim, possibilitar um espaço de reflexão e adequação para o leitor/professor em sua própria prática ou ainda no meio escolar ao qual esteja inserido.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MENDES, RODRIGO SILVA. PROFISSÃO PROFESSOR: DOCÊNCIA, FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1683>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC