O ENSINO NA EDUCAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE
Resumo
A pandemia provocada pelo COVID– 19 tem afetado inúmeros segmentos, fazendo com que os profissionais repensem e redefinam novos rumos para as suas atuações. A prática docente não ficou fora dessa lógica e a ressignificação da presencialidade educacional chegou de maneia urgente. Neste contexto, o presente trabalho busca apresentar uma proposta pedagógica de ensino remoto, destinada a um curso técnico de ensino médio integrado a Edificações, do Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama. O desenvolvimento da proposta está em andamento e tem por objetivo usar a interdisciplinaridade como forma de ensino aos componentes curriculares de Biologia e Desenho arquitetônico II, por meios digitais realizados à distância. Participam desse trabalho os docentes responsáveis pelas referidas unidades, bem como os 41 estudantes matriculados na segunda série do respectivo curso. A proposta pedagógica almeja que os estudantes desenvolvam um projeto arquitetônico residencial, apresentado até o nível de desenho técnico de planta baixa, a partir da morfologia e função de uma organela citoplasmática. Pretende-se, assim, fortalecer a apropriação e significação de conteúdo a partir da interdisciplinaridade realizada à distância e por meios digitais, entre componentes técnicos e básicos, tornando o ensino mais estimulante e próximo da futura realidade profissional destes estudantes.