APLICAÇÃO DE FERRAMENTA DIGITAL UTILIZANDO A GALLERY WALK: O USO DO CANVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO TÉCNICO
Resumo
Percebendo o potencial das ferramentas digitais, novas formas de aprendizagem podem ser utilizadas em contexto didático, instrutivo e educativo; traduzindo essas tecnologias como veículo de ensino e aprendizagem. O presente artigo objetiva-se em relatar e refletir sobre uma execução de projeto educacional utilizando ferramenta digital na dinamização do processo de ensino e aprendizagem, utilizando o aplicativo canva como recurso interativo na disciplina de informática na educação. Com auxílio da metodologia ativa colaborativa denominada gallery walk, o canva foi inserido no contexto pedagógico de um curso técnico, favorecendo práticas educativas, interação e autonomia dos alunos com a tecnologia. Resultados apontaram que essa ferramenta digital é um meio facilitador no processo de construção do conhecimento, além enriquecer e alavancar o processo de ensino e aprendizagem proporcionando significativo desempenho, liberdade, autonomia e equidade dos alunos.