APLICAÇÃO DE FERRAMENTA DIGITAL UTILIZANDO A GALLERY WALK: O USO DO CANVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO TÉCNICO

  • Ricael Spirandeli Rocha
  • Bruna Lara Campos de Moraes

Resumo




Percebendo o potencial das ferramentas digitais, novas formas de aprendizagem podem ser utilizadas em contexto didático, instrutivo e educativo; traduzindo essas tecnologias como veículo de ensino e aprendizagem. O presente artigo objetiva-se em relatar e refletir sobre uma execução de projeto educacional utilizando ferramenta digital na dinamização do processo de ensino e aprendizagem, utilizando o aplicativo canva como recurso interativo na disciplina de informática na educação. Com auxílio da metodologia ativa colaborativa denominada gallery walk, o canva foi inserido no contexto pedagógico de um curso técnico, favorecendo práticas educativas, interação e autonomia dos alunos com a tecnologia. Resultados apontaram que essa ferramenta digital é um meio facilitador no processo de construção do conhecimento, além enriquecer e alavancar o processo de ensino e aprendizagem proporcionando significativo desempenho, liberdade, autonomia e equidade dos alunos.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
ROCHA, Ricael Spirandeli; MORAES, Bruna Lara Campos de. APLICAÇÃO DE FERRAMENTA DIGITAL UTILIZANDO A GALLERY WALK: O USO DO CANVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO TÉCNICO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1687>. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC