VIRTUALIDADE DO ENSINO: UM DIÁLOGO ENTRE AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS ASPECTOS DA UTILIZAÇÃO DO GOOGLE CLASSROOM EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Vanessa Cristh de Medeiros Carmo Gomes
  • Gustavo Gomes Barboza
  • Thiago Breno de Medeiros Carmo

Resumo

É perceptível que existem distinções entre o ensino presencial e a educação a distância e o ensino remoto, entretanto, é comum a ambas, a concessão de espaços às materialidades das práticas de ensino. No caso das duas últimas, estas personificações ocorrem virtualmente, e estão, a cada dia, mais presentes entre as possibilidades metodológicas escolares, inclusive, em parceria as atividades presenciais. Este trabalho em questão, dialoga a respeito destas capacidades interativas, com destaque, as capacidades de portabilidades e usabilidades destas instrumentalizações. Para tal, dialogamos com esta temática, ainda que de forma suscinta, o atual cenário de isolamento social e fechamento temporário das escolas, que por sua vez, demandaram a aplicação massiva destas práticas, e por uma metodologia de ensino que muito se assemelham as aplicadas no EAD. Para tal, unimos um grupo de autores que versam sobre algumas perspectivas das modalidades de ensino e emergencialidades do ensino remoto, em função da pandemia de COVID-19, e como estas temáticas podem ser expostas nas análises de um recorte socioeducacional, sobre a utilização do software Google Classroom, isto, numa turma de 9° ano da educação básica no estado de Pernambuco, pelas perspectivas de um educador, diante da pandemia de Coronavírus. O conjunto destas percepções, justificam a importância deste trabalho e evidenciam a as dificuldades enfrentadas, principalmente pelos estudantes, em se adequar a esta abrupta readequação das práticas formativas, em especial, fundamentadas em tecnologias. Palavras-chave: EAD, Ensino Remoto, Educação Básica, Pandemia, Tecnologias.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GOMES, Vanessa Cristh de Medeiros Carmo; BARBOZA, Gustavo Gomes; CARMO, Thiago Breno de Medeiros. VIRTUALIDADE DO ENSINO: UM DIÁLOGO ENTRE AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS ASPECTOS DA UTILIZAÇÃO DO GOOGLE CLASSROOM EM TEMPOS DE PANDEMIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1689>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC