ANÁLISE DOS CURSOS DA PLATAFORMA E-PROINFO OFERECIDOS AOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE MARABÁ – PA, PELO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL MUNICIPAL (NTM)
Resumo
Este artigo analisou as contribuições dos cursos: Introdução a Educação Digital; Ensinando e Aprendendo com as TIC; Elaboração de Projetos e Redes de Aprendizagem, ambos ofertados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Marabá (NTM) no ano de 2018. Os cursistas foram os professores da rede municipal da educação infantil e ensino fundamental I e II. Os cursos são ministrados na plataforma e-Proinfo que é um ambiente colaborativo de aprendizagem. O objeto da pesquisa é a formação continuada e a pesquisa abrangeu análise das percepções dos professores, coletadas por meio de questionário com perguntas objetivas e dissertativas. Outras fontes de dados foram documentos oficiais e relatórios do NTM. A apresentação dos dados ocorreu por meio da abordagem qualitativa, a partir da técnica Análise de Conteúdo de Bardin. As inferências realizadas, demonstraram a importância de (re)organizar e planejar adequadamente os cursos de formação continuada da plataforma e-Proinfo. Essa (re)organização e planejamento concentram-se no tempo destinado para cada curso, na proposta metodológica, com o objetivo de proporcionar aos professores da rede municipal de Marabá, desenvolvimento de conteúdos didáticos curriculares de modo teórico e prático, bem como a utilização das tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar.